OSC

OSC

Parceiros

O Projeto Sustentabilidade Econômica das Organizações da Sociedade Civil é realizado pelo GIFE e pela Coordenadoria de Pesquisa Jurídica Aplicada (CPJA) da FGV Direito São Paulo, em parceira com o Instituto de Pesquisas Aplicadas (IPEA) e com apoio da União Europeia, Fundação Lemann, Instituto Arapyaú e Instituto C&A

O GIFE é uma rede sem fins lucrativos que reúne organizações de origem empresarial, familiar, independente e comunitária, que investem em projetos com finalidade pública. Sua missão é aperfeiçoar e difundir conceitos e práticas do uso de recursos privados para o desenvolvimento do bem comum, contribuindo assim para a promoção do desenvolvimento sustentável do Brasil, por meio do fortalecimento político-institucional e do apoio à atuação estratégica dos investidores sociais privados. Também organiza cursos, publicações, congresso e outros eventos.

Nascido como grupo informal em 1989, foi instituído apenas em 1995. Hoje, a Rede GIFE reúne 130 associados que, somados, investem cerca de R$ 3 bilhões por ano operando projetos próprios ou apoiando outras organizações da sociedade civil.

A CPJA/FGV é uma das instituições acadêmicas no Brasil com grande capacidade de contribuir para a reflexão sobre o fortalecimento da sociedade civil, tendo estabelecido um amplo projeto de pesquisa específica sobre esse campo e contribuído regularmente nos debates regulatórios nos últimos anos.

A Coordenadoria foi constituída em 2012 para produzir pesquisas que possam subsidiar a atuação de grupos sociais no fortalecimento do estado de direito, das instituições democráticas e da autonomia das organizações da sociedade civil no Brasil.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apoia também o projeto na frente de produção de conhecimento, contribuindo com a produção de dados sobre o universo das organizações da sociedade civil no Brasil.